VITILIGO: como controlar esta doença de pele

VITILIGO: como controlar esta doença de pele

VITILIGO: como controlar esta doença de pele

O VITILIGO é uma doença da pele, caracterizada pelo aparecimento de manchas brancas. Aparecem mais frequentemente nas mãos, antebraços, pés e face, sobretudo no contorno da boca e olhos.
AFETA entre 0,5 e 2% da população e pode manifestar-se em qualquer altura da vida, ainda que mais frequentemente por volta dos 20 anos de idade.
 
Embora a CAUSA seja desconhecida, fatores genéticos e autoimunidade parecem ser relevantes para o aparecimento da doença. 30% dos casos ocorrem na mesma família e a associação a doenças autoimunes, nomeadamente da tiroide, verificam-se com frequência.
O Vitiligo não tem cura. E embora seja uma patologia exclusivamente cutânea, sem implicações sistémicas, tem um impacto psicossocial marcante. As alterações da coloração da pele levam, em muitos casos, à diminuição da autoestima.
 
Em doentes de pele clara, a INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA não é necessária, pois pode até agravar a diferença de coloração. Os tratamentos utilizados atualmente, como a fototerapia, corticoides, inibidores da calcineurina, têm resultados limitados. A maquilhagem, por outro lado, é uma importante ajuda principalmente nas lesões da face, contribuindo a melhoria da autoestima e a redução da tendência para o isolamento social do paciente. E a proteção solar no vitiligo é fundamental, para evitar queimaduras solares.
 
O aparecimento de medicamentos que possam levar à repigmentação das lesões é, sem dúvida, um passo muito importante para os doentes que sofrem desta doença cutânea que, não sendo grave, tem um impacto psíquico muito negativo.
 
Texto escrito por Dra. Martinha Henriques | Dermatologista na Clínica Polidiagnóstico Marinha Grande

Marcações de consultas de Dermatologia:
+ Polidiagnostico Leiria - t: 244 801 800 | leiria@polidiagnostico.pt
+ Polidiagnóstico Marinha Grande - t: 244 504 200 | marinha@polidagnostico.pt
+ Polidiagnostico Fátima - t: 249 533 320 | fatima@polidiagnostico.pt
Partilhar:
Ao navegar pelo nosso website e/ou utilizar os nosso serviços aceita o uso de cookies. Fechar esta notificação