SAÚDE DA COLUNA: 4 conselhos úteis, pela nossa Fisioterapeuta Marta Mendes

SAÚDE DA COLUNA: 4 conselhos úteis, pela nossa Fisioterapeuta Marta Mendes

SAÚDE DA COLUNA: 4 conselhos úteis, pela nossa Fisioterapeuta Marta Mendes

   

A coluna é uma das grandes preocupações da maioria das pessoas que vem ao nosso encontro. Quer seja porque sentem dor ao fim do dia, quer durante a atividade física ou mesmo porque sentem que a morfologia do seu tronco e cervical está a mudar. 

  
Todos sabemos que, com o passar dos anos, o nosso corpo vai sofrendo várias alterações que, inevitavelmente, nos farão sentir diferentes. 
 
Ainda assim, está provado que existem algumas ferramentas para nos mantermos - a nós e à nossa coluna – saudáveis: 
 
1. Mexa-se! Não fomos feitos para estar parados! Mas a verdade é que cada vez mais nos expomos a longos períodos de tempo sentados. Tente contrariar a posição em que está a maior parte do seu dia fazendo alongamentos ou pequenos exercícios de mobilidade. 
 
2. Promova a mobilidade articular. Tanto a da sua coluna como das restantes articulações do seu corpo. É o movimento que “lubrifica” as articulações. 
 
3. Respire “para a barriga”. A respiração abdomino-diafragmática promove o movimento do diafragma, permitindo assim que as vértebras onde este se insere possam mover-se dentro da sua amplitude disponível. Além disso, contrariamos a "respiração superior" que ativa os músculos do pescoço em demasia, levando a alterações do posicionamento da cervical.
 
4. Deite-se no chão. Mesmo que seja com uma almofada na cabeça, deitar-se no chão pode ajudar a diminuir o achatamento a que os seus discos intervertebrais foram sujeitos ao longo do dia. 
 
Escrito por Marta Mendes, Fisioterapeuta responsável pelas Sessões de Reeducação Postural Global na Polidiagnóstico Marinheiros e na Polidiagnóstico Marinha Grande
 
Partilhar:
Ao navegar pelo nosso website e/ou utilizar os nosso serviços aceita o uso de cookies. Fechar esta notificação