PEDOPSIQUIATRIA: quando, como e porquê?

PEDOPSIQUIATRIA: quando, como e porquê?

PEDOPSIQUIATRIA: quando, como e porquê?

Não existe Saúde sem Saúde Mental. Assim, é fundamental investir na promoção e proteção da saúde mental das nossas crianças e jovens, não apenas intervindo em casos de perturbação mental existente mas também intervindo na promoção da saúde mental em populações de risco

A Pedopsiquiatria é a especialidade médica que avalia e intervém nas dificuldades emocionais e comportamentais das crianças e jovens. Raramente é a criança ou jovem que solicita a consulta, quem o faz são habitualmente os pais, professores, psicólogos ou outros. A ajuda de um pedopsiquiatra deve ser solicitada sempre que existam problemas intensos, persistentes e com impacto significativo no dia-a-dia das crianças/jovens.

Várias condições podem motivar uma consulta de Pedopsiquiatria desde:
- problemas do comportamento;
- dificuldades na socialização;
- dificuldades de aprendizagem;
- perturbação do espetro do autismo;
- perturbação de hiperatividade e défice de atenção;
- perturbação depressiva e ansiosa;
- problemas do sono ou do comportamento alimentar;
- sintomas obsessivo-compulsivos;
- entre outras.

 As modalidades de intervenção em pedopsiquiatria são variadas desde intervenções psicoterapêuticas, familiares e farmacológicas. O pedopsiquiatra é o médico das emoções e dos comportamentos e, a sua atitude é sempre uma atitude de compreensão e curiosidade e não de julgamento dos comportamentos da pessoa que está a sua frente. O estabelecimento de uma relação empática com a criança ou jovem é crucial para uma boa evolução clinica da situação. 

 Devemos ter sempre presente que a saúde mental se constrói desde o primeiro dia de vida, ao longo da infância e da adolescência e que os problemas mais graves na área da saúde mental se iniciam frequentemente antes da idade adulta. Crianças e adolescentes felizes e com saúde mental serão no futuro adultos felizes, mais competentes e eficazes nos papéis que assumirem na sociedade.

Texto escrito por: Dra. Graça Milheiro | Pedopsiquiatra na Clínica Polidiagnóstico Leiria 

Marcações de consultas de Pedopsiquiatria:
Polidiagnóstico Leiria- t: 244 811 800 | leiria@polidagnostico.pt

 
Partilhar:
Ao navegar pelo nosso website e/ou utilizar os nosso serviços aceita o uso de cookies. Fechar esta notificação