Os riscos do excesso de peso nas crianças

Os riscos do excesso de peso nas crianças

Os riscos do excesso de peso nas crianças

A obesidade em idade pediátrica potencia o desenvolvimento precoce de doenças. A probabilidade de uma criança adquirir problemas de saúde relacionados com o excesso de peso na idade adulta aumenta à medida que a criança cresce com excesso de massa gorda.

A Covid-19 provocou mudanças nas rotinas e hábitos das crianças. Ao longo deste tempo, marcado por confinamentos e restrições nas atividades físicas e do dia-a-dia, as crianças viram-se sujeitas a um cenário de sedimentarismo, com aulas online, longos períodos em casa e as consequentes alterações nos seus hábitos alimentares.
A Dra. Diana Ferreira, especialista em Nutrição na Clínica Polidiagnóstico de Leiria, salienta as “consequências nefastas” para a população, na alimentação e na atividade física. “Estudos já realizados pela Direcção-Geral de Saúde concluíram que ocorreu uma diminuição significativa da atividade física e aumento de consumo de snacks, como doces e salgados, aumento associado a um estado mental de receio, necessidade de compensação emocional, acesso a alimentos e/ou capacidade económica”.

“Num momento em que muitos pais se debateram com a incapacidade de realizar uma alimentação equilibrada, as crianças foram o espelho destas escolhas”, frisa Diana Ferreira, que alerta para o facto de 29,6% das crianças portuguesas entre os 6 e os 9 anos já terem excesso de peso ou obesidade.

Para mudar este paradigma, os adultos devem dar o exemplo, cumprindo um estilo de vida saudável, promovendo atividades lúdicas ao ar livre e no lar, tais como o exercício físico, caminhadas, jogos didáticos, momentos de culinária, hortas domésticas e contacto íntimo com a vida animal. É necessário aumentar o consumo de água, frutas, hortícolas, cereais integrais, frutos secos e leguminosas e evitar o consumo de alimentos processados ricos em sal, aditivos, açúcar e gordura, reforça a especialista.

Texto escrito por: Dra. Diana Ferreira | Nutricionista na Clínica Polidiagnóstico Leiria

Marcações de consultas de Nutrição:
Polidiagnóstico Leiria- t: 244 811 800 | leiria@polidagnostico.pt
Polidiagnóstico Marinha Grande- t: 244 504 200 | marinha@polidagnostico.pt
Polidiagnóstico Fátima t: 249 533 320 | fatima@polidiagnostico.pt
 
Partilhar:
Ao navegar pelo nosso website e/ou utilizar os nosso serviços aceita o uso de cookies. Fechar esta notificação