FISIOTERAPIA INFANTIL: desenvolvimento motor

FISIOTERAPIA INFANTIL: desenvolvimento motor

FISIOTERAPIA INFANTIL: desenvolvimento motor

Quando se tem uma criança é muito usual perguntarem de forma corriqueira se já fazem determinados tipos de movimento, como se fossem um marco importante. Na realidade são, mas alguma vez se questionaram o pelo o motivo de serem tão valorizados?
Não só a aquisição destes movimentos são importantes de forma a perceber, no pior dos cenários, se a criança tem algum dano neurológico como a maneira que esta se está “programar”. Quando se fala em programar parece que estamos a falar de máquinas ou computadores, mas na realidade o ser humano também está cheio de automatismos que foram processados e que desencadearam determinada resposta. 

Todas as respostas motoras, comportamentais, emocionais e de atenção resultam da maneira que o cérebro processa os estímulos do sistema sensorial (táctil, olfato, paladar, visual, auditivo, proprioceptivo e vestibular). 

Estes estímulos sensoriais começam a ser experienciados no útero da mãe e posteriormente começam a ser maturados após o parto. Como? Através da repetição e o aperfeiçoamento dos mesmos por criação de vias neuronais mais refinadas. 

Um exemplo é a utilização da visão e audição para o bebé dirigir a cabeça para o local de estímulo. Aqui este já está a construir um padrão motor, esquematização corporal e a ter uma ativação muscular voluntária. A repetição deste movimento vai fazer com que este se torne mais rápido e automático levando-o a um novo desafio querer alcançar aquilo que viu e ouviu. 

E quais são esses marcos? Agarrar, rolar, rodopiar, rastejar, sentar, gatinhar, colocar-se de pé e andar. 
 
Cada marco evolutivo do desenvolvimento motor possui características que providenciam à criança uma melhor compreensão de si mesma e do meio envolvente.
 
 
Texto escrito por: Tânia Gomes | Fisioterapeuta nas Clínicas Polidiagnóstico
 
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Referências:
 
Pastor I, Acin J. Ayúdale a despegar. Todo lo que necesita tu bebé y tu hijo
para un desarrollo sin límites. 2 Edición. Aurum Volatile, 2018.
Forssberg H. Neural control of human motor development. Curr Opin Neurobiol. 1999
Dec;9(6):676-82
 
Mendoza G, Merchant H. Motor system evolution and the emergence of high cognitive
functions. Prog Neurobiol. 2014 Nov;122:73-93. 
 
Houwen, S., Visser, S., van der Putten, A., & Vlaskamp, C. (2016). The interrelationship between motor, cognitive, and language development in children with and without intellectual and developmental disabilities. Research in Developmental Disabilities, 19–31. 
 
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