Cuide de si e da sua saúde sexual!

Cuide de si e da sua saúde sexual!

Cuide de si e da sua saúde sexual!

Quando falamos em sexualidade, rapidamente pensamos em sexo, mas na verdade a sexualidade é mais abrangente e deve ser “olhada” como uma parte de nós e, por essa razão, não deve ser descuidada.

A sexualidade está intimamente relacionada aos aspetos biológicos do funcionamento humano no que respeita ao sistema reprodutor, mas não só. A sexualidade relaciona-se com a vida emocional e afetiva de cada pessoa, nomeadamente na forma como interage com as outras, estando a sua expressão condicionada a fatores biológicos, psicológicos, sociais, económicos, políticos, culturais, jurídicos, históricos, religiosos e espirituais.

 

Todas as pessoas reconhecem que a sexualidade está presente no dia a dia, nas suas mais diversas formas. Contudo, tendo em conta a “lista de prioridades”, na maioria das vezes, não é colocada num lugar de destaque que é fundamental para o bem-estar pessoal e relacional.

 

São vários os problemas e dificuldades que podem perturbar a sexualidade e causar desconforto e mal-estar. Falar dos problemas sexuais é dizer que tanto pode afetar homens e mulheres, nas diferentes etapas da vida.

 

As dificuldades ou disfunções sexuais são multifatoriais, pois não conseguimos indicar um fator único como sendo o responsável, sendo que, na maioria das vezes, resulta de uma interação de fatores que se vão potenciando, perpetuando e agravando a dificuldade.

 

Se tem uma dor de dentes, de cabeça ou se precisa de ajuda para outra sintomatologia que o/a preocupa e deixa angustiado/a, agenda uma consulta. E se tiver algum problema relacionado com a sexualidade? Procura de imediato a ajuda necessária? Ou hesita e faz uma pesquisa na internet ou fala com as pessoas amigas?! Nem sempre é fácil falar sobre os problemas/dificuldades da sexualidade e aceitar uma proposta terapêutica que nem sempre tem uma solução imediata.

 

Falar da saúde sexual pode ainda causar algum embaraço, sobretudo se for falar sobre a sua. Abordar os temas da intimidade, do relacionamento, do erotismo, das fantasias, das práticas sexuais, das dificuldades e disfunções sexuais é complicado e como tal é frequente, tanto rapazes/homens, como raparigas/mulheres demorarem algum tempo para procurar ajuda especializada e agendar uma consulta de Sexologia Clínica. O receio da exposição, a vergonha, o medo do desconhecimento pode impedir que as pessoas jovens e adultas consigam dar esse primeiro passo. Pense que não é um sinal de fraqueza, mas sim um ato de coragem, autoestima e vontade de cuidar de si.

 

Uma saúde sexual positiva e saudável é fundamental para o bem-estar físico, mental e emocional de cada pessoa, e isto reflete-se numa vida mais harmoniosa e feliz, esteja sozinho/a ou num relacionamento.

 

A sexualidade é uma área fundamental da vida e não deve ser menosprezada.

 

Todas as pessoas, independentemente da idade, género, orientação sexual, estrato socio económico e religião, podem (e merecem) desfrutar de uma sexualidade positiva, saudável, segura e satisfatória e a consulta de Sexologia Clínica pode ajudar nesse processo, já que conta com a intervenção de profissionais de saúde com formação especializada.

 

A consulta de Sexologia Clínica tem um caráter psicológico especializado na área da sexualidade humana e uma abordagem biopsicossocial, nomeadamente no diagnóstico e tratamento em problemas e dificuldades na vivência da sexualidade, nomeadamente as dificuldades e disfunções sexuais (masculinas e femininas), as questões alusivas à identidade de género, à orientação sexual e dificuldades ao nível da sexualidade no casal (por exemplo, a diferença relativamente ao desejo e interesse sexual).

 

A consulta tem como objetivo disponibilizar informação sobre o funcionamento sexual, promover o bem-estar psicológico, físico, emocional e social, esclarecer e desmistificar mitos e crenças face à sexualidade e à sua vivência, assim como promover a autonomia pessoal no confronto com as dificuldades sexuais, relacionais e conjugais. Além destas questões mais específicas, as pessoas podem recorrer às consultas de Sexologia Clínica para melhorar a sua vida sexual ou solicitar ajuda num momento específico, como na adolescência, na gravidez, no pós-parto ou no envelhecimento.  

 

A consulta de sexologia permite a ajuda em problemas de vivência da sexualidade, quer seja individualmente, quer seja no casal. 

 

Áreas de intervenção:

·         Dificuldades/Disfunções sexuais masculinas e femininas​;

·         Questões relacionais e intimidade sexual;

·         Problemas no relacionamento (conjugalidade, gravidez, parentalidade, família);

·         Desenvolvimento da sexualidade;

·         Dependência de sexo e pornografia;

·         Preferências sexuais;

·         Sexualidade na gravidez;

·        Sexualidade na adolescência.

 

Importa ressalvar que na consulta de Sexologia Clínica, sendo o/a profissional um Psicólogo/a, nunca irá existir a prescrição de exames e medicamentos. Contudo, existindo na Polidiagnóstico um trabalho de equipa e multidisciplinar, se se justificar, a pessoa pode ser encaminhada para uma consulta de ginecologia/obstetrícia, de urologia, de psiquiatria ou de medicina interna.

 

Não desvalorize a importância da sua saúde sexual. É fundamental não deixar que as preocupações e dificuldades face à intimidade e à sexualidade tornem-se o centro da sua vida.

Cuide de si e da sua sexualidade.

 

Escrito pela Dra. Sandra Leal Gil | Psicóloga Clínica e da Saúde | Sexóloga Clínica 

Cédula OPP: 9280

 

Partilhar:
Ao navegar pelo nosso website e/ou utilizar os nosso serviços aceita o uso de cookies. Fechar esta notificação