Clínicas Polidiagnóstico com consultas dedicadas à Saúde da Mulher | Fisioterapia Pós-Parto

Clínicas Polidiagnóstico com consultas dedicadas à Saúde da Mulher | Fisioterapia Pós-Parto

O pós-parto é um momento especialmente delicado para a mulher, dadas as grandes transformações físicas e hormonais que o seu corpo sofre ao longo da gravidez, no parto e pós-parto.

Mas, o mais importante, é que a mulher recupere o seu bem-estar físico, emocional e a confiança para viver uma nova fase da sua vida em toda a sua plenitude – agora não apenas enquanto mulher, mas também como companheira e mãe de um novo ser que requer muito do seu tempo e atenção.

A Saúde da Mulher é, por isso, fácil de descurar, mas fundamental neste processo pós-parto. E quando falamos de “Saúde da Mulher”, falamos particularmente de uma especialidade que consiste na fisioterapia da reabilitação dos músculos do pavimento pélvico, com o objetivo de prevenir e tratar as disfunções do períneo:

- incontinência urinária;

-  prolapso dos órgãos pélvicos;

-  dor e disfunção sexual.

A sua intervenção engloba:

- a consciencialização da musculatura;

- o trabalho propiocetivo (isto é, a capacidade de reconhecer a localização de partes específicas do corpo, a sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e sua posição);

-  o treino de fortalecimento do períneo (os músculos do pavimento pélvico ou períneo, que se situam na base da cavidade pélvica e contribuem para o suporte dos órgãos pélvicos, a micção, a defecação e a função sexual).

Após a gravidez e no pós-parto, a avaliação do períneo é particularmente importante quando estamos na presença de:

- falta de consciência da correta contração dos músculos do períneo;

- perdas involuntárias de urina ao fazer esforços, espirra ou tosse;

- tem episódios de urgência súbita para urinar;

- sente peso e/ou desconforto na região vaginal;

- dor na relação sexual;

- ou se pretende iniciar/retomar uma atividade física.

A Saúde da Mulher é igualmente importante para quem tenha passado pela maravilhosa experiência de ser mãe há mais tempo, ou para quem (por outros motivos) apresente estes sintomas.

Nestes casos, a Saúde da Mulher ajuda-a a controlar o seu corpo e a musculatura do pavimento pélvico, começando pela avaliação dos músculos do períneo e passando à sua eventual reeducação.

As consultas de Saúde da Mulher estão a partir de hoje dia 1 de julho, disponíveis nas clínicas Polidiagnóstico Marinha Grande e Polidiagnóstico Fisioterapia (Marinheiros), com a Fisioterapeuta Dra. Carla Sofia Marques.

 

 

Partilhar:
Ao navegar pelo nosso website e/ou utilizar os nosso serviços aceita o uso de cookies. Fechar esta notificação