A Importância do Autocuidado para preservar a saúde mental

A Importância do Autocuidado para preservar a saúde mental

A Importância do Autocuidado para preservar a saúde mental

Por Dra. Marisa Godinho | Psicóloga na Clínica Polidiagnóstico Marinha Grande

O que é considerado "normal"?

É normal sentir stress, tristeza, medo, raiva, ansiedade durante uma crise.
A pandemia COVID-19 coloca, efetivamente, a saúde mental de todos em risco.
Consulte um profissional no caso de já não conseguir lidar com o problema.

Aqui partilhamos algumas estratégias de autocuidado, conforme o seu sentimento de base: stress, ansiedade, tristeza ou depressão.

Autocuidado em situação de stress

- Converse com alguém em quem confie e que saiba que o pode ajudar a lidar com as suas emoções;

- Não beba, não fume e não consuma drogas para descarregar as suas emoções;

- Adote um estilo de vida saudável: faça uma alimentação equilibrada, tenha uma boa higiene do sono, faça exercício físico;

 - Mantenha o contacto social com familiares e amigos, utilizando meios alternativos de comunicação à distância (telefone, internet, e-mail);

- Consulte fontes de informação fiáveis, tais como a OMS, a DGS, site do Governo Português https://covid19estamoson.gov.pt/ ;

 

Autocuidado em situação de ansiedade

- Saiba reconhecer o que sente;

- Converse com alguém sobre os seus pensamentos e sentimentos;

- Mantenha o contacto social com familiares e amigos;

- Distraia-se com atividades que lhe dão prazer, tais como: ler um livro, ouvir música, ver TV, ver filmes, jogar jogos de tabuleiro, palavras-cruzadas, sudoku, jogos de computador, jogos em família;

- Mantenha as suas rotinas ou altere-as se se aperceber que os sintomas surgem em algum momento específico do dia;

- Ocupe o seu tempo com aquilo que sempre disse não ter tempo para fazer;

- Seja crítico e não consuma muita literatura sobre a pandemia COVID-19;

- Recorra às suas próprias capacidades e competências que o possam ter ajudado no passado a lidar com situações adversas;

- Reconheça que há situações em que pode ter controlo da situação (proteger-se com a máscara, distanciar-se), mas que há outras que não consegue ter controlo;

- Pratique exercício físico de forma regular, dentro das suas limitações;

- Aproveite para meditar, aprender técnicas de relaxamento (p.ex:. exercícios de respiração) e de massagem corporal;

- Mantenha uma atitude positiva e de esperança (p. ex:. no final do dia faça uma lista de aspetos positivos do dia).
 

Autocuidado em situação de depressão

- Converse com alguém sobre os seus pensamentos e sentimentos;

 - Não esconda a sua tristeza, partilhe o que sente com alguém em quem confie e que perceba as suas emoções;

- Não se isole das outras pessoas, mantenha-se em contacto com os seus familiares e amigos;

- Foque-se nas soluções e não no problema, por exemplo ao verificar que existem inúmeros casos de pessoas recuperadas em todo o mundo; algumas empresas e comércio começam a reabrir;

- Não considere a sua situação pessoal como permanente, em caso de perda do seu trabalho, ou em caso de isolamento social, encare a situação como temporária;

- Aproveite este tempo para refletir sobre o valor que tem enquanto pessoa e naquilo que realmente é importante na sua vida;

- Mantenha as suas rotinas;

- Apoie-se na sua capacidade de resiliência que já provou ter em situações adversas no passado;

- Mantenha um estilo de vida saudável: durma bem, adote uma alimentação saudável, faça exercício físico regularmente, evite fumar, beber álcool, consumir drogas;

- Mantenha-se ocupado: realize atividades que lhe deem prazer; aprenda uma nova atividade, faça algo que já andava para fazer há muito tempo (p. ex:. organizar ou limpar o roupeiro);

- Limite o tempo de exposição à comunicação social relacionada com a COVID-19;

- Foque-se nos pensamentos positivos e nas coisas positivas da sua vida;

- Mantenha uma atitude positiva e de esperança.

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